Notícias

DME Distribuição alerta sobre acidentes de trânsito envolvendo postes de iluminação

Casos provocam prejuízos e transtornos tanto para a população, quanto para a distribuidora

Mesmo diante de vários alertas e campanhas nacionais, acidentes automobilísticos ainda são muito frequentes. De acordo com reportagem da Agência Brasil, publicada em setembro, mais de 19 mil pessoas foram vítimas fatais em acidentes de trânsito no Brasil, apenas no primeiro semestre deste ano. Esse número é composto em sua maioria por homens entre 18 e 65 anos e motociclistas.

Em Poços, a DME Distribuição chama a atenção para os acidentes que envolvem os postes existentes ao longo de ruas e avenidas. O abalroamento de poste é um problema que causa danos à rede de distribuição, iluminação pública e interrupção ao fornecimento de energia elétrica. “Dados apontam o aumento de casos registrados em relação ao ano passado, de 01 de janeiro até 18 de dezembro de 2018 foram 59, contra 48 no mesmo período em 2017”, alerta Olivar Muniz, Supervisor de Manutenção da Distribuição.

A DME Distribuição geralmente é acionada pela Polícia, por quem presta o socorro ou por consumidores diretamente afetados pelo acidente, que acabam ficando sem energia. A equipe técnica é contatada para ir ao local e realizar os serviços necessários. Geralmente, essas ocorrências provocam rompimento de fiação, deslocamento ou até mesmo a quebra do poste. Quando há a necessidade de substituição do poste, o fornecimento de energia pode ser interrompido, para permitir a troca.

A apuração dos envolvidos acontece principalmente com base nos dados constantes no Boletim de Ocorrência, que permitem o acionamento dos responsáveis para ressarcir os danos. Porém, existem também os casos em que postes são danificados e não são prontamente informados à distribuidora, o que contribui para a não identificação da autoria e cobrança devida.

Todos os casos envolvendo a rede elétrica, devem ser informados para a DMED, através do 0800.035.0196 (atendimento 24 horas). Não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em qualquer situação de emergência, é primordial solicitar ajuda através do 190 - Polícia Militar, 192 - SAMU ou 193 - Bombeiros, e aguardar as instruções de como proceder até a chegada do socorro.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais