Notícias

DME realiza simulado de emergência no Jardim Kennedy II

Conforme previsto no Plano de Ação e Emergência (PAE) da Barragem do Cipó, aconteceu na manhã de sexta-feira (03), no bairro Jardim Kennedy II, o simulado de campo, para testar os procedimentos quanto aos níveis de segurança da barragem e verificar o tempo de chegada dos órgãos de segurança ao local, bem como dos moradores aos pontos de encontro, de acordo com o tempo previsto para a chegada da onda, em caso de um rompimento hipotético da barragem.

Durante o trabalho, foram verificados todos os níveis de alerta previstos, sendo que a partir do estado de emergência, a Defesa Civil foi acionada, ficando sob sua responsabilidade a comunicação ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para a simulação de um hipotético resgate e acolhimento da população local. Também, estiveram presentes representantes do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e Alcoa. INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e Conselho de Cidadãos Consumidores de Energia Elétrica de Poços de Caldas (CONCCEL), participaram como observadores.

A ação foi divulgada com antecedência com a distribuição de cartilhas orientativas aos moradores do bairro, e veiculação de informativo em diversos canais de comunicação, evitando quaisquer motivos para causar pânico e/ou prejuízos ao município e à população. Importante frisar que existe controle e monitoramento constantes na barragem, os quais têm demonstrado resultados dentro da normalidade. A atividade é uma obrigação da DME, visando cumprir a legislação vigente sobre segurança de barragens.

“De modo geral, o simulado foi muito positivo. Todos os tempos registrados demonstraram que há segurança e tempo hábil para os pedestres sem restrições de locomoção deslocarem-se aos pontos de encontro estabelecidos no PAE, e se necessários, os resgates poderão ser feitos de maneira eficiente”, finaliza Luís Carlos dos Santos, Coordenador do PAE do Cipó na DME.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais