DMED finaliza projeto de eficiência energética em Poços de Caldas beneficiando mais de 100 instituições públicas e sociais
- Detalhes

Encerramento contou com evento realizado nesta terça-feira, dia 29, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal
A DME Distribuição concluiu um amplo projeto de eficiência energética em Poços de Caldas, promovendo sustentabilidade, economia e modernização em diversos equipamentos públicos e entidades sociais do município. A iniciativa contemplou mais de 100 unidades, abrangendo áreas essenciais como assistência social, educação, saúde, segurança pública e esportes.
Entre os beneficiados, destacam-se dois asilos — Vinha do Senhor e Vila Vicentina — e duas casas de apoio, Casa do Caminho e AMAS/CIADI, instituições que prestam serviços fundamentais à população em situação de vulnerabilidade. O setor educacional foi amplamente contemplado, com 36 unidades de Centros de Educação Infantil (CEIs) e 17 escolas da rede pública municipal, recebendo melhorias voltadas à eficiência energética, como a troca de iluminação por LED e modernização de sistemas elétricos.
Já na área da saúde, foram 25 unidades beneficiadas, entre PSFs, UBSs, UPA, Policlínica, além da tradicional Santa Casa de Poços de Caldas, promovendo melhor infraestrutura e economia de recursos públicos. A segurança pública foi igualmente contemplada com a inclusão de dois batalhões da Polícia Militar — 18ª Companhia da Polícia Militar e 18ª Companhia MAMB-RV — no projeto.
O incentivo à prática esportiva e ao uso de espaços públicos foi outro destaque do programa, sendo revitalizados 21 locais de práticas esportivas, entre quadras, ginásios e campos de futebol, com ênfase para o Estádio Bandolão e as quadras do Parque Municipal Antônio Molinari, proporcionando mais conforto e segurança à população usuária.
Ao todo, foram substituídas mais de 4.500 lâmpadas ineficientes por lâmpadas/ refletores LED com Selo Procel de Economia de Energia, além da substituição de 31 refrigeradores e 12 aparelhos de ar-condicionado. Todos os equipamentos ineficientes receberam destinação final adequada, conforme prevê a legislação vigente do Programa de Eficiência Energética (PROPEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), respeitando critérios ambientais e normas técnicas.
“Com essas ações, o município e as instituições beneficiadas passaram a contar com ambientes mais eficientes, sustentáveis e econômicos, reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica e os custos operacionais. Um avanço importante na direção de uma cidade mais inteligente e comprometida com o uso consciente dos recursos”, explica Anderson Muniz, Coordenador de P&D e PEE na DMED.
O desenvolvimento e a execução do projeto ocorreram ao longo dos anos 2023 e 2024, com um investimento total de mais de R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), custeado pela DME Distribuição, por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL.